OS PAIS DA IGREJA - 06/02/2017


OS PAIS DA IGREJA - 06/02/2017

Não podemos ignorar a história, ela apresenta como tudo começou. Talvez você já ouviu falar de Inácio de Antioquia, Cipriano, Ambrósio entre outros, mas nunca associou aos Pais da Igreja.

Quem foram os pais da Igreja?

“São descritos como aqueles autores que escreveram entre o final do século I e o final do século VIII. Esse período é conhecido como a Era Patrística.

Eles defenderam o evangelho de heresias e enganos, eles apresentaram comentários abrangentes da Bíblia, explicativos, doutrinários e práticos, e publicaram inúmeros sermões, principalmente sobre o mesmo assunto, exibiram o significado e as implicações dos credos, registraram acontecimentos do passado e presente na história da igreja, e relacionaram a fé cristã com o melhor pensamento de sua própria época.” ( Dicionário da Igreja Cristã de Oxford )

Michael A.G.Haykin em seu livro Redescobrindo os Pais da Igreja diz que devemos ler o pais da igreja por: Liberdade e sabedoria, para entender o Novo Testamento, por causa da má publicidade sobre eles, também como uma ajuda na defesa da fé, para obter alimento espiritual.

Observe o que o autor John Jewel falou sobre os Pais da Igreja: “ O que dizemos sobre os pais, Agostinho, Ambrósio, Jerônimo, Cipriano e etc? O que devemos pensar sobre eles? Eles são intérpretes da Palavra de Deus. São homens eruditos e pais eruditos, instrumentos de misericórdia de Deus e vasos de plena graça. Não os rejeitamos, nós os lemos, os respeitamos e damos graças a Deus por eles. Eles foram testemunhas da verdade, foram os pilares e ornamentos valiosos na igreja de Deus. Contudo, eles não podem ser comparados com a Palavra de Deus. Não podemos edificar sobre eles; não podemos torna-los o fundamento e o padrão de nossa consciência. Não podemos colocar neles a nossa confiança. Nossa confiança está em o nome do Senhor.”

Convido você a buscar livros, comentários sobre os Pais da Igreja, como disse no início deste artigo, não podemos ignorar a nossa história.

Há muito que aprender com esses homens de Deus, procure conhece-los mais. Com certeza você não ficará desapontado, pelo contrário, ao ler sobre os pais da Igreja, sua fé se revigorará em Cristo através do exemplo deles.

CLEVERSON PEREIRA DO VALLE
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal – Mogi das Cruzes-SP
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pela FTBC