A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O GREGO - 26/02/2017


A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O GREGO


Gosto do verso 13 que Paulo escreveu em 1ª Timóteo 4 que diz: “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.”

É muito importante o estudo, sem estudo não se chega muito longe.

O texto fala em leitura da Palavra de Deus, é necessário ler para conhecer o seu conteúdo.

Quando pensamos na Bíblia sabemos que ela foi escrita em hebraico, aramaico e grego.

Na Gramática Noções do Grego Bíblico de Lourenço Stelio Rega e Johannes Bergmann ele diz: “Imagine você ser capaz de ler e entender a Palavra de Deus em seu texto original, sem depender da maneira como outros a entenderam e traduziram.”

Martinho Lutero falando a respeito da importância de estudar o grego do Novo Testamento disse: “ Ainda que o Evangelho tenha chegado até nós através do Espírito Santo, é inegável que tenha vindo também por meio de idiomas, e tenha sido conservado e divulgado valendo-se deles... Tanto quanto apreciamos a Palavra de Deus, tanto devemos nos esforçar também para aprender esses idiomas. Porque não foi em vão que Deus decidiu transmitir as Suas Escrituras nessas duas línguas: o Antigo Testamento em hebraico e o Novo Testamento em grego. Se Deus não desprezou esses idiomas, mas os escolheu dentre todos os outros, para que neles fosse escrita a Sua Palavra, também nós deveríamos honrá-los acima de todos os outros.”

Se você decide estudar o grego é sinal que deseja valorizar a língua que Deus escolheu para se revelar através da escrita.

É preciso ter muita disciplina no estudo do grego, pois precisamos conhecer o alfabeto, os verbos, tempos verbais, substantivos, enfim, a gramática, para poder fazer uma boa exegese.

O grego do Novo Testamento é o Koinê (comum), essa língua era falada no dia a dia nos tempos de Jesus.

Vale a pena dedicar-se 30 minutos por dia para estudar as línguas originais da Bíblia.

Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje, faça um esforço para aprender as línguas originais pois valerá a pena.

CLEVERSON PEREIRA DO VALLE
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal – Mogi das Cruzes-SP
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pela FTBC