RELACIONAMENTO DISCIPULADOR - 30/05/2017

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR


Ganhei o exemplar do livro Relacionamento Discipulador de Diogo Carvalho, e tem como subtítulo: Uma Teologia da Vida Discipular.

Relacionamento Discipulador faz parte dos Princípios da Igreja Multiplicadora que são: Oração, Evangelização Discipuladora, Plantação de Igrejas, Formação de Líderes e Compaixão e Graça.

O nosso chamado primordial é fazer discípulos (Mateus 28.18-20), Diogo Carvalho diz: “poucos membros de nossas igrejas podem dizer que já produziram um novo discípulo ou que atualmente estão no processo de produzir um”.

O livro tem duas partes, a primeira parte abrange os 4 primeiros capítulos que revê conceitos sobre discipulado. Na segunda parte analisa o discipulado moderno x discipulado de Jesus.

No primeiro capítulo do livro diz que precisamos ser claros e específicos quanto a tarefa de fazer discípulos.

É necessário entender o que é discipulado, praticar e exemplificar o discipulado, ser claros e específicos sobre o que implica discipular alguém e instrumentalizar a igreja para a multiplicação de discípulos em escala.

No segundo capítulo o autor explica o que significa fazer discípulos. Ao explicar o que é fazer discípulos ele diz que é conduzir pessoas à salvação e o discipulado envolve o relacionamento intencional que resulta em conversão e aperfeiçoamento ao longo de uma caminhada.

Quando chega ao terceiro capítulo a preocupação do autor é a respeito da estratégia discipular de Jesus.

No quarto capítulo é apresentado esta estratégia de discipulado não como um programa, mas é um jeito de ser. É algo que deve acontecer naturalmente, é como nossa respiração.

A segunda parte que começa no capítulo 5 e vai até o 13, trabalha com a comparação do discipulado de Jesus e o discipulado moderno.

A proposta nesta segunda parte é responder algumas dúvidas: quem é o discípulo? Onde começa o relacionamento discipulador?

Entendemos que o relacionamento é a essência do discipulado, e quando há relacionamento é necessário também solicitação de contas.

Que nossos relacionamentos possam ser intencionais, que criemos uma cultura de relacionamentos discipuladores.

Recomendo a todos o livro Relacionamento Discipulador. E que Deus abençoe cada um de nós nesta tarefa discipuladora.

CLEVERSON PEREIRA DO VALLE
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal – Mogi das Cruzes-SP
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pela FTBC