DESOBEDIÊNCIA NECESSÁRIA - 20/02/2017

Talvez o leitor estranhe o título deste artigo, mas a proposta é essa mesma, pois quero trabalhar com o seguinte assunto: a quem devemos obedecer.

Como cristãos temos ordens claras na Palavra de Deus para obedecermos às autoridades constituídas, obedecermos aos pais, obedecermos aos nossos patrões.

O apóstolo Paulo trabalha no capítulo 6 de Efésios nos versos de 1 a 9 falando da obediência. A primeira orientação é: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”.

Os filhos devem honrar pai e mãe, e há uma promessa, quem obedece e honra pai e mãe viverá bem e terá uma vida de qualidade na terra.

Os pais são orientados para não provocarem os filhos à ira, mas devem cria-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Temos também a orientação para os servos: “...obedecei a vosso senhor segundo a carne com temer e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo.

Em Romanos 13 há uma ordem explícita para todo homem estar sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

Se temos orientações claras na Bíblia para obedecermos porque falarmos em desobediência necessária? Quando é que não devemos obedecer?

A desobediência é necessária quando a nossa fé é ameaçada. Quero dar um exemplo. O apóstolo Pedro e João foram presos e proibidos de compartilhar o evangelho de Jesus Cristo, eles foram corajosos e afirmaram diante das autoridades que: “Antes, importa obedecer a Deus do que os homens. ” Atos 5.29

Em Atos 4.20 eles disseram: “pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. ”

Desobedeça qualquer ordem que diga algo contrário da fé que você abraçou. Desobedeça a autoridade humana quando ela desejar que você desobedeça a autoridade Divina.

Sim, há momentos que a desobediência é necessária, antes importa obedecer a Deus do que os homens.

CLEVERSON PEREIRA DO VALLE
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal – Mogi das Cruzes-SP
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pela FTBC